Make your own free website on Tripod.com

 

 

 

 

 

 

 

.

 

ESN - Escrituras Sagradas segundo o Nome [EUC - Edição Unitariana Corrigida by CYC (Congregação Yaoshorul'ita o Caminho)]

DÚVIDAS!!!

 

1. COMO SURGIU A ESN

 

A ESN é uma consequência [inspirada] que surgiu através da necessidade de diversos grupos de estudiosos da Palavra que querendo resgatar a teofania dos nomes, perdida através das manipulações ou traduções [principio áureo: Nomes próprios não se traduzem..] foi em busca desta escritura... Inicialmente um grupo de adventistas, por volta do ano de 1930 procurou resgatar o Verdadeiro Nome do ETERNO... Mais tarde, outros grupos se juntaram à esta idéia até que em Israel/Yaoshorul, um grupo de messiânicos judaicos preparou esta edição sobre o corpo de uma escritura trinitariana [Portuguese New Testament: Easy-to-Read Version (VFL)]. Usando a Tanak como base para o VT, resgatou-se a ordem cronológica e graças ao codex siríaco conhecida em Israel pelos judaicos messiânicos e o auxílio dos sinais massoretas - no hebraico antigo - chegou-se ao Nome do ETERNO, transliterado para o nosso português; assim como o de todos os profetas e locais geográficos.

Porém, os seus tradutores acabaram influenciados por suas crenças pessoais e “manipularam” textos segundo suas doutrinas...  Além disto, o que se convencionou chamar de VT ou mesmo Toráh [Tanak é o correto] foi preservado pelos judaicos. Porém, é um erro afirmar que por estar em suas mãos, estariam intactos! Eles, por não aceitarem Yaohushua como Messias [Filho do ETERNO e nosso CRIADOR - Jo 1:3; Hb1:2] também manipularam os escritos - pelo menos através das interpretações e traduções para outras línguas - escondendo o sentido profético de muitas passagens que apontavam ou ainda aponta para Yaohushua.

E foram além, ao "recusar" que Yaohushua é o CRIADOR, assim como a grande maioria dos que se dizem evangélicos não aceitam [por isto é que a trindade é tão bem aceita], mascararam passagens messiânicas ou em que vemos [segundo eles, os judaicos e evangélicos] o ETERNO falando ou aparecendo para algumas pessoas. Acreditando assim estão desconsiderando Yaohukhánam 1:18 que afirma que NINGUÉM viu ao ETERNO e, portanto, no VT temos a presença constante de Yaohushua, antes de nascer em Maorohém. E, esta é mais uma coisa difícil para um trinitariano [ou quem esta deixando a trindade agora], aceitar a pré-existência do Messias...

Tudo isto foi considerado na versão da ESN e por isto, mesmo ela tendo por base um texto arcaico para o VT, precisou de uma base onde tais fatos pudessem ser estabelecido, tanto no VT quanto no NT. Daí, a ESN - Escrituras sagradas segundo o Nome [EUC - Edição Unitariana Corrigida by CYC - Congregação Yaoshorul'ita o Caminho] ser única!

 

 

2. QUAL É O TEXTO ORIGINAL DA ESN?

Encontramos na internet uma edição das Escrituras Sagradas versão Yaohushua (OHOL YAOHUSHUA / P.O. BOX 1482 - JERUSALEM, ISRAEL 91014 - http://iaurrushua.bravehost.com/*). Ao examiná-la constatamos que ele fora preparada por trinitarianos [no Brasil, a trindade assumiu outro nome: Cúpula Criadora] e dai o trabalho necessário da CYC e a presente edição (EUC – Edição Unitariana Corrigida by CYC – Congregação Yaoshorul’ita o Caminho) é o resultado deste trabalho de revisão, onde tomamos como parâmetros básicos eliminar todo e qualquer resquício das crenças triúnas de seus autores que possam ter influenciado em sua composição original... Tomamos também o cuidado de suprimir textos apócrifos tais como o  presente em Mateus/Manyaohu  28:19 e I João/Yaohukhánan 5:7,8; assim como o preconceito contra certas palavras (cruz, por exemplo).  Também procuramos visualizar – desde a Criação – a presença de Yaohushua hol-Mehushkháy, uma vez que, segundo a iluminação de João/Yaohukhánan 1:3, 14 tudo tenha sido criado por Ele (a Palavra) mediante o poder de YAOHUH UL (o Criador ETERNO). Oramos para que este trabalho de Edição possa vir a ser-lhe útil na busca pela Verdade. Amnao!

 

 

2. ELA CONTÉM O VT E O NT?

Sim, ela é completa uma vez que não aceitamos que o VT cumpriu-se em Yaohushua e por isto ele perdeu a sua valia... Yaohushua cumpriu o Está Escrito e ainda tem muitas profecias a serem cumpridas. Tais profecias messiânicas estão registradas no Vt e por isto jamais devem serem descartadas ou negligenciadas.

 

 

3. SEU TEXTO É EM PORTUGUÊS?

Sim, o texto veio do português Europeu [Portugal] e quando passamos, linha a linha, para o nosso português [Brasil] pudemos constatar que suas bases eram trinitarianas e então, surgiu a necessidade de ir além e torná-la unitariana, buscando o verdadeiro sentido [monoteísta] de cada passagem... Jo 1:18 foi o principal parâmetro para o entendimento do contexto e onde cada passagem dizia: o SENHOR disse, falou, veio, etc... apontava para Yaohushua [o Anjo do ETERNO, no VT], pois, se ninguém VIU ao ETERNO, então tais passagens só podiam apontar para o Criador, Yaohushua [Jo 1:3; Hb 1:2].

 

 

4. OS NOMES SÃO EM HEBRAICO OU SÃO TRANSLITERADOS?

São transliterados para o nosso português e aqui temos a principal diferença entre os Seguidores do Nome e a nossa versão ou doutrina seguida pela CYC: como originalmente esta Escritura foi escrita no português Europeu, devido à sua forma especial de acentuar as palavras [nós dizemos DEUTERONÔMIO enquanto que eles, os europeus, dizem DEUTERONÓMIO], os primeiros estudantes das Escrituras aceitaram YÁHUH e Yáohushua [com ênfase tônica no YÁ - lê-se iáorru]. Mas, nós da CYC, entendendo que deveríamos trazer o Nome para o nosso português [Brasil] mudamos tal acentuação de forma que o Nome ficou acentuado [ênfase tônica] na última sílaba [YAOHU: Lê-se iaorrú]. Com isto derrubamos o principal argumento dos opositores que dizem que segundo as regras do hebraico, não se tem ditongo [AO] antes de uma sílaba tônica...

 

 

5. PORQUE CORRIGIDA?

Como dissemos, a versão YAOHUSHUA foi preparada em cima de um texto trinitariano e por isto foi preciso consultar diversas versões e e textos [manuscritos] para se chegar ao verdadeiro significado [monoteísta] de cada passagem escriturística e assim esta versão tornou-se "Corrigida" para o unitarianismo!

 

 

6. AS OUTRAS ESCRITURAS NÃO SÃO UNITARIANAS?

Não! É dito que as três maiores religiões mundiais são monoteístas; Tais religiões são o judaísmo, o cristianismo e o islamismo. No entanto, o cristianismo, apesar de se dizer monoteísta, é trinitariano e dai as suas escrituras serem trinitarianas; e, para se "provar" a trindade, manipularam textos e acrescentaram outros. porém, a Verdade sempre estiveram lá e bastou uma garimpagem em cima dos textos contraditórios para se encintar a Verdade do unitarianismo. Temos um CRIADOR ETERNO [YAOHUH UL ou somente ULHIM] que tem um Filho [Yaohushua], ao qual constituiu o nosso Criador e Redentor... I Co 8:4up, 5-6. Daí, a ESN ser a única [Vt&NT] unitariana!

 

NOTA DE O CAMINHO: EXISTEM OUTRAS VERSÕES SEGUNDO NOME, NO BRASIL; PORÉM, SÃO TRINITARIANAS E APRESENTAM DOUTRINAS ESPÚRIAS ÀS ESCRITURAS TAIS COMO IMORTALIDADE DA ALMA E MORADA NO CÉU!

 

 

7. SEU TEXTO É MUITO DIFERENTE DAS ALMEIDAS?

Sim, partindo de que ela TAMBÉM está em português... A partir disto começam as diferenças: as Almeidas e as demais bíblias cristãs são trinitarianas [contendo muitas passagens deturpadas para "comprovar a trindade"] e a ESN foi preparada [editada] sob as bases do monoteísmo e para tal, o texto principal de base para tal edição foi: Nunca ninguém viu YAOHUH. Mas, o seu único ha-BOR, que vive na intimidade de YAOHU’ABI, no-lo revelou. Jo 1:18. Além disto, texto manipulados ou acrescentado foram retirados ou escritos em seu verdadeiro sentido, diretamente das línguas originais... Além disto, doutrinas foram expostas através de notas de rodapé.


UM PEQUENO TRECHO...

Man’yaohuh 28

16-17Então os onze discípulos partiram para a Galiléia e foram para a montanha onde Yaohushua tinha dito que o encontrariam. Aí O acharam e O adoraram; mesmo assim ainda havia alguns que não tinham a certeza de ser Yaohushua. 18-20Toda a autoridade[1] no céu e na terra me foi dada, disse aos discípulos. Portanto, vão e façam discípulos entre todos os povos. Ensinem-lhes a obedecer a todos os mandamentos que vos dei. Fiquem certos de que estou sempre convosco até ao fim dos tempos.

NOTA[1] Toda autoridade... Então porque compartilhá-la com outros nomes? O texto de Mt 28:19 contém o que se convencionou chamar-se de “Fórmula Batismal”... No entanto, tal “formula” é apócrifa [atribuída a Diocleciano no ano de 196 d.Y] e isto explica do porque não termos um única imersão segundo tais palavras e sim, somente na Autoridade do Messias – At 2:38.

 

 

 

8. A ESN É ECUMÊNICA?

Não! Segundo Sha'ul [II Co 6:14] não há como haver união entre luz e trevas... Observe que a Kehiláh que o Messias vem resgatar deve ser pura,m irrepreensível, sem mácula [Ef 5:27] e, portanto, livre de erros doutrinais [principalmente a trindade e a nefasta doutrina da imortalidade da alma e do arrebatamento secreto].

 

 

 

9. A ESN É ADNOMINACIONAL?

Sim! Desde que o estudante sincero - aquele que está em busca da Verdade - esteja ciente que Yaohushua é o Criador e que este tem um a igreja fundada por ELE, na cruz, então a ESN é adnominacional, ou seja,a Kehiláh de Yaohushua não tem placa denominacional e por isto, a CYC - Congregação Yaoshorul'ita o Caminho, também é adnominacional e, para pertencer à CYC, basta deixar os erros doutrinais e aceitar o Verdadeiro Yaohushua hol'Mehushkháy!

 

 

 

10. A ESN É A BÍBLIA DE UMA SEITA CHAMADA "O CAMINHO"?

Primeiro vamos definir SEITA: A palavra "seita" é de entendimento bem diverso entre as muitas pessoas, porque têm peso e significado diferente para cada uma. As pessoas normalmente usam a palavra "seita" de modo pejorativo, em especial para se referirem às crenças alheias, e também esta palavra é utilizada para diminuir ou enegrecer qualquer crença que se oponha às religiões poderosamente instituídas. Portanto, a maioria das pessoas entende "seita" como uma crença de poucos seguidores, se comparada aos muitos seguidores das "grandes religiões". Quando o número de seguidores se torna mais expressivo aí as pessoas passam a se referir como "religião" e não mais como "seita" [se bem que para poder pertencer ao rol das "religiões cristãs" tem-se que aceitar a trindade, caso contrário continuará como seita]. Na maioria das vezes esta palavra é usada para tentar diminuir a credibilidade em relação a uma determinada crença. Isso não é novidade, pois já no livro de Atos lemos que os primeiros convertidos a YAOHUSHUA foram chamados de "seita dos nazarenos" - At 24:14. Quanto à ESN, por ser ela totalmente unitariana e por contemplar a Yaohushua [UL - o Criador] desde as suas primeiras páginas, é especialmente as Escrituras da CYC - Congregação Yaoshorul'ita o Caminho!

 

 

SUA PERGUNTA NÃO ESTÁ AQUI? ESCREVA-NOS: ocaminho@ig.com.br ou CLIC AQUI!!!

Mais dúvidas sobre o Nome ou sobre o ditongo ao [gramática] acesse a nossa página de Temas Diversos - CLIC AQUI!

 

PREÇOS ESPECIAL p/ ESN PADRÃO:

Desconto progressivo de até 10% por exemplar + SEDEX ou PAC.

Exemplar DESCONTO Preço Unitário
01 s/Desc R$ 94,00
03 a 10 Desc 05% R$ 89,00
11 a 25 Desc 10% R$ 84,00

     OFERTA: ESN PADRÃO - Caixa com 12 unidades = R$ 1.000,00

 + de 25 unidades - CONSULTE!

+ FRETE*

OBS: PARA A CAIXA COM 12 DA ESN PADRÃO, ACRESCENTE 08 DIAS NO PRAZO DA ENTREGA!!!

 

 

OBS: Consiga um bom desconto, unindo-se aos seus irmãos da oholyáo, para um pedido maior... Desconsidere o FRETE para o CD-ROM se for comprado junto com algum volume impresso!

 

 

OUTROS LANÇAMENTOS:

EDIÇÃO JOVEM [A5 /15 x 21cm] R$   88,00 + frete
LETRA GRANDE [B5/18 x 25cm] R$ 118,00

+ frete

LETRA GIGANTE [A4/Púlpito] R$ 139,00 + frete
ESTUDOS ESCRITURÍSTICOS R$   86,00 + frete
HINÁRIO - Adventus R$   39,00 + frete
HINÁRIO - A Harpa Yaoshoul'ita

R$   39,00

+ frete
LIÇÃO TRIMESTRAL: Adulto R$     6,60 + frete
LIÇÃO TRIMESTRAL: Jovem P&B R$     7,80 + frete
LIÇÃO TRIMESTRAL: Jovem Color R$   11,90 + frete
CURSO de DOUTRINAS p/PG R$     4,80 + frete
CURSO de PROFECIAS p/PG R$     7,50 + frete
FOLHETO o NOME - cento R$   18,00 + frete
FOLHETO o NOME - milheiro R$ 150,00 + frete
CD-ROM [ESN Padrão] - Aguarde [revisão]! R$   68,00 + frete
ESN - Edição de Estudos

BREVE!!!

ESN - Edição em Inglês

AGUARDE

 

 

 VOLTAR

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.