Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 .

 

SHEMA YSRAEL, YAOHUH ELOHENU UL, YAOHUH  ECHAD! -DEUT 6:4

Escuta Ysrael! O Eterno é nosso Criador, o Eterno é um Só!

 

A REVELAÇÃO DA OHOLYÁO UNIVERSAL e LOCAL

http://www.oholyao.com.br/index.html

Em Manyaohu capítulo 16 versículo 18, o Molkhiúl (Mol-ki-úl - Rei) Yaohushua disse: "Yáohuh Ul (I-ào-rru-ul) abençoou-te, Shamiúl, filho de YAOHÚ-nah, porque quem te revelou isso pessoalmente foi o meu Pai (Abu) dos céus; não é pensamento humano”. “Tu és Káfos; e sobre essa rocha edificarei a minha Oholyáo (O-rro-li-ao – Congregação); nem as forças todas do inferno nada poderão fazer contra ela.” A revelação do Pai concernente ao Mehushkháy (Me-rru-chi-rrái – Ungido) é exatamente a primeira metade do grande mistério, que é o Ungido e a Oholyáo (Congregação – Efésios 5:32).

O Molkhiúl Yaohushua também precisava revelar a Káfos – a nós - a segunda metade do mistério, que é com respeito à Oholyáo (Congregação): A Edificação da Oholyáo (Congregação). Por isto o Ungido no versículo 18, disse: “Edificarei a minha Oholyáo (Congregação)”. O edificar da Oholyáo pelo Molkhiúl Yaohushua começou no dia de Pentecoste (At 2:1-4, 41,42). No entanto, a profecia do Molkhiúl Yaohushua ainda não foi concluída; mesmo no século vinte. Tudo o que vemos por aí, não é o Molkhiúl Yaohushua edificando a sua Oholyáo (Congregação). Essa profecia é cumprida por meio da restauração de Molkhiúl Yaohushua, na qual a edificação da genuína Oholyáo (Congregação) vista no Livro de Atos, é levada a cabo. As palavras “Minha Oholyáo (Congregação)” indicam que a Oholyáo (Congregação) verdadeira é de Molkhiúl Yaohushua; não é de nenhuma pessoa ou coisa... Não são como as denominações, que são denominadas conforme o nome de alguma pessoa ou de acordo com alguma coisa.

NOTA de o Caminho: Também não é aquela que os judeus (antes da cruz) praticavam na forma sinagogal pois estes ainda não tinham o Molkhiúl Yaohushua.

Portanto, sobre a Rocha, O Molkhiúl Yaohushua disse a Káfos que Ele deveria edificar Sua Oholyáo (Congregação): sobre “esta rocha” foram Suas palavras. As palavras “esta rocha” referem-se não somente ao o Ungido, mas também à esta revelação do Ungido, (que verdadeiramente Ele é o Filho de YAOHUH UL) que Káfos recebeu, em espírito, do Pai (Abu).

 

A EDFICAÇÃO DA OHOLYÁO (CONGREGAÇÃO) UNIVERSAL

Neste capítulo, o Pai revela algo dos céus a Káfos. Essa revelação celestial proveniente do Pai é a rocha. Não é algo insignificante o fato de a Oholyáo (Congregação) ser edificada tanto sobre o Ungido como sobre a revelação concernente ao o Ungido. A Oholyáo (Congregação) que é edificada sobre a revelação concernente ao o Ungido é a Oholyáo (Congregação) genuína, e ela não é sectária.

O problema hoje é que os irmãos gostam de formar grupos ou as assim chamadas congregações segundo seus conceitos e pontos de vista (na grande maioria judaizantes tais como o uso do kipá e a guarda total das 613 leis; alem de praticarem um sidur – liturgia – judaico que apenas aponta para um vindouro Ungindo, esquecendo-se que Ele já veio e que em breve voltará para estabelecer o Seu reino, aqui na Terra – Atos 15:16). Mas seus conceitos não são as revelações concernentes ao o Ungido. A Oholyáo (Congregação) deve ser edificada sobre “esta rocha”, isto é, sobre a revelação do Ungido. Se observarmos isto, seremos salvos da divisão.

Somente uma coisa é edificada sobre a revelação do Ungido e esta é a Oholyáo (Congregação). Qualquer grupo que seja edificado sobre doutrinas, opiniões, práticas ou conceitos não é a Oholyáo (Congregação) edificada sobre a revelação com respeito ao o Ungido. A revelação concernente ao o Ungido é a rocha sobre a qual o Molkhiúl Yaohushua está edificando a Sua Oholyáo (Congregação). A Oholyáo (Congregação) que é edificada sobre a revelação concernente ao o Ungido é a Oholyáo (Congregação) genuína, e ela não é sectária. O problema hoje é que as pessoas gostam de formar grupos seguindo interesses próprios...

 

A OHOLYÁO (CONGREGAÇÃO) LOCAL

Em Manyaohu 18 O versículo 17 diz: “Se, mesmo assim, não quiser escutar-te, então leva o caso diante da Oholyáo (Congregação).” A Oholyáo (Congregação) revelada em 16:18 é a Oholyáo (Congregação) Universal, que é o único Corpo do Ungido, enquanto a Oholyáo (Congregação) revelada aqui é a Oholyáo (Congregação) local, a expressão do único Corpo do Ungido em certa localidade.

Como vimos, o capítulo dezesseis relata a edificação universal da Oholyáo (Congregação), enquanto o capítulo dezoito relata a prática local da Oholyáo (Congregação). Ambos indicam que a Oholyáo (Congregação) representa o reino dos céus, tendo autoridade para ligar e desligar. Para estar no reino dos céus (procedência e não localização) de maneira prática, precisamos estar numa Oholyáo (Congregação) Local onde realmente se pratica a Verdade sobre a Rocha!

De acordo com o contexto do versículo 17, tanto a realidade como o exercício do reino está na Oholyáo (Congregação) local... Num Capítulo que aborda os relacionamentos no reino, o Molkhiúl Yaohushua, por fim, fala sobre a Oholyáo (Congregação) Local. Isso prova que a praticidade do Reino hoje está na Oholyáo (Congregação) Local. Sem a Oholyáo (Congregação) é impossível exercitar a vida no Reino. Muitos irmãos hoje falam sobre a vida do Reino, mas sem a vida prática da Oholyáo (Congregação), esse falar é em vão. Sem a Oholyáo (Congregação) local (Reino da Graça), a Oholyáo (Congregação) universal (Reino da Glória) não pode ser praticada; antes, será algo suspenso no ar (sem fundamentos – Man 7:26). Portanto, a Oholyáo (Congregação) local é a realidade tanto do Reino como da Oholyáo (Congregação) universal.

 

SUA BASE

A Primeira Epístola aos Coríntios 3:11 diz: “Ninguém pode pôr nenhum outro alicerce que não seja aquele que já está posto: Yaohushua, o Ungido Filho de UL”. Antes que um alicerce seja lançado, entretanto, uma casa deve ter um terreno no qual ela possa ser construída. O lote é a base sobre a qual o alicerce é construído. Então a casa é construída em cima do alicerce. A estrutura é construída sobre o alicerce e o alicerce é lançado sobre a base. O alicerce é o Ungido. Mas qual é a base (local onde se encontra o lote/terreno) para a Oholyáo (Congregação)? A base é a cidade onde ela está. Uma cidade, uma Oholyáo (Congregação)!

Isso nós encontramos em Atos 8:1 há a Oholyáo (Congregação) em Yaohushuaoleym, em atos 13:1 há a Oholyáo (Congregação) em Antioquia, em Romanos 16:1 há a Oholyáo (Congregação) em Cencréia. Há a Oholyáo (Congregação) em Corinto (1 Co 1:2); etc.

É interessante observar que sempre que é uma cidade a Oholyáo (Congregação) vem no singular, mostrando que há uma Oholyáo (Congregação) em cada cidade, indiferente do tamanho da cidade. Quando está no plural é porque é uma região e não uma cidade. Como é o caso de Gálatas 1:2, onde temos as Oholyáos (Congregações) da Galácia. Galácia era uma província do antigo Império Romano com muitas cidades. Em Atos 14:23 e 15:41 aqui a palavras Oholyáos (Congregações) usada é porque havia várias cidades nesta região. Apocalipse 1:11 diz: "Põe por escrito aquilo que vires e envia-o às sete Oholyáos (Congregações) que estão na província da Ásia: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardo, Filadélfia e Laodiceia". Escrever para a Oholyáo (Congregação) em Éfeso quer dizer escrever para a cidade de Éfeso.

Essas Oholyáos (Congregações) são locais. Oholyáo (Congregação) local não é um termo usado como um nome, mas ele descreve o fato de haver uma Oholyáo (Congregação) em uma cidade. A Oholyáo (Congregação) não tem nome, assim como a Prefeitura em uma cidade. A Prefeitura é conhecida pelo nome da cidade, indiferente do tamanho dessa cidade. Há a Prefeitura em Campinas, a Prefeitura em Monte Mor, a Prefeitura na cidade de São Paulo. É sempre singular uma prefeitura uma cidade e não importando o partido político que a governe ou o que pensa as pessoas. Ninguém cria uma nova Prefeitura porque não concorda com isso ou com aquilo. Existe uma cidade, uma Prefeitura.

Assim também a Oholyáo (Congregação) é uma; ela é única não importando a cidade ou o tamanho da cidade, a Oholyáo (Congregação) em Campinas, a Oholyáo (Congregação) em Juiz de Fora, a Oholyáo (Congregação) em Belo Horizonte. Não importa o tamanho da cidade ela é sempre uma, sempre singular. O que pode ter, dependendo do tamanho da cidade, é ter mais que um local de reuniões. Mas com o mesmo objetivo, com o mesmo falar. Seria somente para facilitar; para os irmãos se locomover ou uma questão de espaço, dependendo do número de irmãos.

Portanto, a Oholyáo (Congregação) é tanto universal como local. O aspecto universal da Oholyáo (Congregação) é mencionado em Manyaohu 16:18. Quando Káfos reconheceu que o Molkhiúl Yaohushua é o Filho de YAOHUH UL, O Molkhiúl Yaohushua disse a ele que Ele edificaria a Sua Oholyáo (Congregação) sobre esta rocha (Verdade Pétrea). A Oholyáo (Congregação) aqui é Universal, compreendendo todos os crentes de todos os tempos e em todos os lugares, incluindo Shaúl, Káfos e todos os santos ao longo destes vinte séculos (I Co 12:13): “Uns são Yauhú-dim, outros gentios; uns são escravos, outros são livres. Mas todos nós fomos imergidos no corpo do Ungido por um Rúkha, e todos nós recebemos o mesmo Rúkha (que é Yaohushua, em espírito)”.

O Molkhiúl Yaohushua, nos quatro Evangelhos, menciona a Oholyáo (Congregação) somente duas vezes: uma vez, como vimos, em Manyaohu 16:18, referindo-se ao seu aspecto universal, e a segunda vez foi em Manyaohu 18:17, referindo-se a seu aspecto local. Nesta segunda vez o Molkhiúl Yaohushua disse que se temos algum problema que não podemos resolver, devemos dizer isso para a Oholyáo (Congregação). Isso se refere à Oholyáo (Congregação) em uma cidade. Seria difícil contar um problema para a Oholyáo (Congregação) universal.

Hoje, muitos irmãos que amam ao Molkhiúl Yaohushua preocupam-se somente com a Oholyáo (Congregação) universal. No conceito deles, contanto que sejam membros do corpo do Ungido, isso é suficiente; mas perguntaríamos, praticamente falando, onde está a Oholyáo (Congregação) deles? Se tivermos algum problema que para ser resolvido necessita da ajuda da Oholyáo (Congregação), aonde iremos? Temos de ter uma Oholyáo (Congregação) local da qual sejamos parte, da qual podemos obter ajuda – tanto espiritual como material – e à qual podemos ir com os nossos problemas e dificuldades além de apresentarmos o nosso louvor à Ele!

Esse é o aspecto prático da Oholyáo (Congregação) Local. Imagine se fosse só a Oholyáo (Congregação) universal e a sede administrativa dela fosse a Yaohushuaoleym e um irmão de Roma tivesse um problema que precisasse da Oholyáo (Congregação) para resolver, como faria? Esse irmão sairia de Roma e iria até Yaohushuaoleym para resolver o seu problema? Ou se no Brasil, a sede administrativa fosse em Brasília e um irmão da Oholyáo (Congregação) em Porto Alegre tivesse um problema com um outro irmão. Então ele teria que sair de Porto Alegre e ir à Brasília para falar a Oholyáo (Congregação) que seu irmão em Porto Alegre o ofendeu? Isso não seria prático e como o nosso Eterno é maravilhoso, pensou em tudo. Para que isso não acontecesse, Ele não só colocou o aspecto universal na Oholyáo (Congregação) Local, mas também o seu aspecto prático na forma congregacional (independência administrativa e corporativismo doutrinal).

O seu aspecto prático, portanto, é: uma cidade, uma Oholyáo (Congregação)! Essa é a expressão prática da Oholyáo (Congregação) em cada cidade. Uma cidade uma Oholyáo (Congregação) com uma administração para cuidar de cada caso, de cada problema, de cada irmão. No aspecto universal a Oholyáo (Congregação) é uma, é única - Manyaohu 16:18 “edificarei a minha Oholyáo (Congregação)”. Observe que é singular, é uma só Oholyáo (Congregação), é o corpo do Ungido (Ef 5:30). É isso mesmo que o Ungido faz com a Oholyáo (Congregação), o seu corpo, de que nós fazemos parte integrante. Esse corpo é único, um corpo não pode estar separado, dividido. Um corpo dividido não é um corpo vivo. Por isso, o que vemos por ai não é a edificação do nosso Molkhiúl Yaohushua, a Sua casa, a Sua habitação, o Seu corpo.

Este corpo deve ser único. Onde todos pensão e falam a mesma coisa. E esse corpo universal, tem uma expressão local, uma expressão prática, que é acessível a todos. Onde todos podem falar, podem se expressar, podem desfrutar da comunhão com os irmãos. Essa é a edificação que o Molkhiúl Yaohushua prometeu em Manyaohu 16:18 e que ainda não foi concluída até hoje. Que o nosso Eterno YAOHUH UL e Seu Filho, nosso salvador e Rei Yaohushua, com o Seu trabalhar incessante em Rúkha, nos conceda tal revelação, para que possamos ser a Sua edificação; não só ser, mas completar essa edificação que Ele começou a quase dois mil anos. E o que nós vemos são montes de tijolos amontoados por ai (ou ossos – Eze 33), monte de materiais, mas não uma edificação. Amnao (Assim seja)!

Edição de o Caminho

 

CIC – Congregação Israelita ‘o Caminho’

http://ocaminho.tripod.com

By

Ministério Estudando a Bíblia

http://estudandoabiblia.tripod.com

 

VISITE A NOSSA LOJA ON-LINE

Temas DVs

HOME

CIC

CONGREGAÇÃO

ISRAELITA

O CAMINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.