Make your own free website on Tripod.com
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 .

 

SHEMA ISRAEL, YAOHUH ELOHENU, YAOHUH ECHAD! DEUT 6:4

 

Com realizar um Shabat

KIDUSH

(Pôr-do-sol da Sexta-feira)

 

A. A mente deve ser tomada por uma certa urgência. Logo será Shabat! Você deve deixar de comer uma refeição completa no almoço para ter a chance de ficar com fome e não somente com apetite (como se fosse um semi-jejum). E também suar a camisa... Segundo alguns autores espirituais, este suar da camisa é considerado uma forma de purificação.

B. Limpe a casa, mesmo que já esteja limpa ou com pouca coisa para arrumar. Evite fazer compras (antecipe-as durante a semana). Tome um banho em honra do Shabat, barbeie-se ou arrume o cabelo.

C. Agora, desacelere deliberadamente. Cantarole uma melodia devagar. Mude suas roupas, escolha coisas que você nunca usa a não ser no Shabat. Reserve algum dinheiro para tsedaká (doação) para ser dado numa esquina, como quiser, antes de acender as velas de Shabat.

D. Sente-se num lugar onde possa ficar sozinho, sem falar. Faça uma teshuvá (retorno ao YAOHUH) pela semana que passou. Deixe os eventos da semana desfilarem perante os olhos de sua mente. Separe o que foi bom do que foi ruim, apresente o que foi ruim ao YAOHUH e peça perdão. Se há alguém com quem você tenha se zangado, procure-o, peça desculpas, reconcilie-se com o YAOHUH e os humanos. Respire fundo, recorde um pouco mais e agora dê ênfase ás coisas boas que aconteceram com você e sua família. Veja as mãos do YAOHUH nestas coisas... veja as coisas cotidianas com a aura de milagre que elas têm. Ouça uma canção judaico-messiânica.

E. Vinte minutos antes do Shabat, realize o ritual das velas...

   a. A matriarca deve realizar este acender das velas do shabat e após este ato, pronunciar a seguinte benção, abrindo o shabat: Baruch Atá YAOHUH E-lo-hênu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav, vetsivánu lehadlic ner shel shabat côdesh.

OBS: Querendo use a seguinte tradução - Bendito és Tu, YAOHUH, nosso CRIADOR, Rei do Universo, que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender as luzes do santo Shabat.

          1. Deve ser acesas duas velas, pois correspondem às duas expressões "Zachor" (lembrar) e "Shamor" (guardar) que são mencionadas nos Dez Mandamentos.

"Zachor" – significa: "Recorda o dia de Shabat para santificá-lo" (Êxodo 20:8), refere-se à observância do Shabat como acender as velas, o recitar do Kidush (a santificação com o vinho), a refeição festiva, vestir-se com roupas especiais, orar, ouvir a leitura da Torá, aprender e discutir passagens da Torá.

"Shamor" – significa: "Guarda o dia de Shabat para santificá-lo" (Deut. 5:12), refere-se a abster-se de qualquer categoria de trabalho (Melachá) inadequado ou remunerado  neste dia especial.

As luzes das velas simbolizam alegria e serenidade que distinguem o Shabat.

Disse o YAOHUH: "Minha Vela (a Torá) está na tua mão e a tua vela (a vida) está na Minha Mão; portanto, guarde a Minha Vela para que Eu guarde a tua vela."

           2 . Cante uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento!

         3. Se uma personagem histórica o intriga especialmente, imagine-a como uma convidada, em espírito.

F. Com a mesa posta sob uma toalha branca (símbolo do maná) realize as bênçãos do pão e do vinho e demais alimentos...

           a. Sobre o Pão Trançado (não asmos) pronuncie a seguinte benção: Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam Hamótzi Léchem Min HaÁretz

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Rei do universo, Que dá o pão da terra.

                  1. Comente algo sobre uma passagem bíblica análoga.

          2. Cante uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento!

                 3. O pão deve ser mantido coberto assim como a faca que vai ser usada para cortá-lo

        b. Sobre o Vinho (pode ser o fermentado; não é uma Ceia de Páscoa) pronuncie a seguinte benção: Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam Boré Pri Hagafen

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Governante do mundo, Criador do fruto da vide.

                1. Comente algo sobre uma passagem bíblica análoga.

                2. Cante uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento!

                3. Mantenha Suco de uva puro sobre a mesa do shabat para que possas também ser abençoado e ser servido às crianças...

      c. Sobre os demais alimentos (frutas, saladas simples e um prato salgado) pronuncie a seguinte benção:

* Para frutos da terra: Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam Boré Pri Ha'Adama.

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Rei do universo, Criador do fruto da Terra.


* Para frutos da árvore:
Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam Boré Pri Ha´Etz

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Rei do universo,  Criador dos frutos da árvore.


* Para alimentos com FARINHA:
Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam Boré Minei Mezonót

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Rei do universo, Criador de outros alimentos.


* Para outros frutos ou alimentos  diversos:
Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam SheHacól Niheié Bid'Varó

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Rei do universo, Que tudo fez por Sua palavra.

              1. A benção é a mesma, apenas substitui-se a parte final que denomina o item a ser abençoado!

               2. Cante uma canção judaico-messiânica apropriada para este momento!

G. Aceite sobre si a regra de não falar mais sobre coisas do dia-a-dia, sem formalidades e nem falas predeterminadas. Se possível passe a falar apenas sobre as coisas de YAOHUH UL, pois são inerentes ao Shabat. Antes de sentar-se à mesa, lave as mãos...

H. Sirva - participe - responda - leia para fora e para dentro da alma. Dirija-se à Ele. Nos momentos de silêncio fique passivo e não force nenhuma meditação sobre o Shabat. Este forçar você pode fazer durante a semana. Permita que a liturgia fale por você.

I. Beba o vinho como um presente especial das mãos de YAOHUH e coma um pouco de chalá (pão trançado) depois da bênção. Considere o ato de comer como um mandamento, um ato sagrado, mergulhando primeiro o pão em sal ou use um galheteiro para polvilhar uma porção do sal e azeite sobre o pão. Use mel nesta refeição onde o pão pode ser mergulhado, assim com as frutas. Coma falando pouco, a não ser sobre coisas que tenham a ver com Shabat, a Torá e a oração. Cante vagarosa e agradavelmente. Durante a refeição, tenha a intenção de ser como um sacerdote que oferece os reinos minerais, animal e vegetal à YAOHUH. Imagine que você é a oferenda e que a mesa é o altar. Aprecie a comida mastigando devagar e dê graças por este sentido de prazer que YAOHUH nos deu.

J. Então recite a seguinte bênção após a refeição do shabat devagar e com gratidão:

a.  Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam Boré Nefashot Rabot Vechesronan Al Col Ma Shebarata Lehachaiot Bahem Nefesh Col Chai, Barúch Chei Haolamin

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Rei do universo, Criador de muitos seres; Por todas as coisas que Criou para manter as almas de todos os viventes, bendito seja O que vive Eternamente.

                1. Esteja presente em cada palavra que pronunciar.

          2. Cante alguma música referente à Jerusalém, a cidade do Grande Rei.

                3. Abrace os demais irmãos... Dê um passeio, em silencio, com um amigo.

K. Despeça-se dos convidados, pronunciando alguma benção específica... Faça planos de estarem juntos nos estudos da manhã e culto sabático.

         a. A tradição judaica diz que dois anjos estiveram presentes neste cerimonial: Um Anjo bom e um anjo mau... Se tudo esteve em ordem, conforme o ETERNO requer, o anjo bom diz: - Que o próximo sábado seja como este! E então o anjo mal tem que dizer amém!

No entanto, se nada disso ocorrer, o anjo mal é que diz: - Que o próximo sábado seja como este! E então o anjo bom terá que dizer amém!

L. OREMOS:

        SHEMÁ YISRAEL, YAOHUH ELOHÊNU, YAOHUH ECHAD!

BARUCH SHEM KEVOD MALCHUTO LEOLAM VAED.

VEAHAVTÁ ET YAOHUH ELOHÊCHA, BECHOL LEVAVECHÁ UVECHOL NAFSHECHÁ UVECHÓL

MEODÊCHA. VEHAIU HADEVARÍM HAÊLE, ASHER ANOCHÍ METSAVECHÁ HAIOM AL.

LEVAVÊCHA. VESHINANTÁM LEVANÊCHA VEDIBARTAM BAM, BESHIVTECHÁ BEVETÊCHA.

UVELECHTECHÁ VADÉRECH UVESHOCHBECHÁ UVECUMÊCHA. UKESHARTAM LEÓT AL IADÊCHA.

VEHAIÚ LETOTAFOT BÊN ENÊCHA. UCHETAVTÁM AL MEZUZÓT BETÉCHA UVISH´ARÊCHA.

Uma possível tradução: E AMARAS A YAOHUH, TEU CRIADOR, DE TODO O TEU CORAÇÃO, DE TODA A TUA ALMA E DE TODO O TEU PODER. E ESTARÃO PERMANENTEMENTE NO TEU CORAÇÃO ESTAS PALAVRAS QUE HOJE TE RECOMENDO. E AS ENSINARAS DILIGENTEMENTE A TEUS FILHOS E FALARAS A RESPEITO DAS MESMAS QUANDO ESTIVERES SENTADO EM TUA CASA E QUANDO ESTIVERES ANDADO PELO TEU CAMINHO; QUANDO TE DEITARES  E QUANDO TE LEVANTARES. E ATARAS COMO SINAL NA TUA MÃO E SERÃO POR FRONTAIS ENTRE OS TEUS OLHOS E AS ESCREVERAS NOS UMBRAIS DA TUA CASA E NAS TUAS PORTAS: BENDITO SEJA O NOME DAQUELE CUJO GLORIOSO REINO É YAOHUH.

M. Quando a noite terminar, faça suas preces antes de dormir. Procure neste momento fazer a mais completa reflexão (confissão) sobre os seus erros, pedindo à Yaohushua que interceda junto ao Pai, para que o perdoe. Uma vez que você conclua com as palavras “em Suas mãos”, não fale novamente até acordar na manhã seguinte. Em pensamento, dê graças à YAOHUH pelo seu Shabat até agora. Deite-se para um sono relaxado e tenha a consciência, em todo o tempo, de que você está sendo embalado pelos “braços do YAOHUH”.

 

ROTEIRO SABÁTICO:

Na Sexta-feira, antes do Shabat (por volta das 15:00hs):

SIM:

NÃO...

1. Faça suas compras de gêneros básicos na quinta-feira. Reserve a Sexta-feira apenas para as compras de alimentos especiais de seu agrado e de sua família.

1. Faça qualquer coisa relacionada com sua vida profissional. Isto inclui leitura obrigatória, cumprimento de obrigações sociais indesejadas, deveres de casa para crianças, qualquer preparação para o trabalho, além do trabalho [remunerado] em si.

2. Fique em casa. Passe tempo de qualidade com a família e os amigos íntimos.

2. Gaste dinheiro. O ambiente de Shabat é melhor preservado quando há completa separação da cultura comercial.

3. Celebre com outras pessoas à mesa, na sinagoga, com a comunidade ou com aqueles com os quais melhor pode compartilhar seu apreço pelo mundo do ETERNO.

3. Não faça negócios. Não telefone para seu corretor, não responda a anúncios, não pague contas. Relaxe: tudo isto pode esperar.

4. Estude ou leia alguma coisa que lhe edifique, lhe desafie ou lhe faça crescer espiritualmente. Dê estudos bíblicos...

4. Não viaje. Especialmente longas distâncias que envolvam aeroportos, hotéis e situações comerciais afins. Distancie-se de encontros onde as pessoas possam lhe desejar “Tenha um bom dia”.

5. Fique sozinho. Reserve algum tempo para si mesmo. Volte-se para dentro de si, revendo sua semana e perguntando onde você está em sua vida.

5. Não utilize entretenimento enlatado comercial. Crie situações em que você fique cara a cara com aqueles à sua volta, ao invés de juntos, mas defronte a uma tela onipotente.

Marque o início e também o final deste tempo sagrado com o acender das velas e o kidush na Sexta-feira à noite e a havdalah no Sábado à noite.

 

 

HAVDALAH

(Pôr-do-sol do sábado)

 

A Havdalá - o sábado chega ao fim

Nova semana vai iniciar. Se recebemos o Sábado com muita honra e alegria, também iremos nos despedir dele com anúncio de bênçãos e com vinho: Baruch hamvdil Codesh Lechol. B'shem Yaohushua hol'Merushkháy. Amnao.

Em português: Bendito é Ele que separa entre o sagrado e o profano. Em Nome de Yaohushua, o Messias. Amnao.

(Leia Levítico 10:10) - Para fazer diferença entre o santo e o profano, entre o imundo e o limpo.
(Leia Hebreus 10:19-29) - Depois que termina o Sábado é dita a Havdalá para marcar a distinção entre o sagrado e o profano, entre o sábado que finda, e os dias comuns da semana que se iniciam.
A oração de Havdalá é pronunciada sobre um cálice de vinho, como uma bênção. Reconhecemos assim, a distinção entre o Sábado e os demais dias.

Refeição de despedida - "Melavê Malcá" (significa: Escolta da Rainha). Você deve separar para a mesa na véspera do shabat; exemplo: Um pão especial ou uma torta fria; bolachas ou doces e frutas seguido do vinho e suco de uvas para as crianças.

Sobre o alimento: Barúch Atá YAOHUH Eloheinu Mélech Ha'Olam Boré Minei Mezonót

Em português: Bendito Seja Tu, YAOHUH, Nosso Criador, Rei do universo, Criador de todos alimentos.

Bênção do Vinho: Baruch Atá YAOHUH Eloheinu Melech haolam, Borê pri hagafén. B'shem Yaohushua hol'Merushkháy. Amnao.

Em português: Louvado sejas, ó YAOHUH nosso Rei, Criador do universo, Criador do fruto da videira. Em nome de Yaohushua, o Messias. Amnao!

Melavê Malcá é descrita como a refeição do Rei Davi. A Melavê Malcá que é a refeição de despedida, ela se realiza na expectativa da volta do descendente de Davi. Yaohushua hol'Merushkháy, o nosso Redentor: "...certamente cedo venho. Amnao. Vem, Senhor Yaohushua" (Apocalipse 22:20).
 

Após a refeição: Y' varekh khah YAOHUH V'Yishim' rekhah. B'shem Yaohushua hol'Merushkháy. Amnao

Em português: O CRIADOR te abençoe e te guarde. Em nome de Yaohushua hol'Merushkháy. Amnao

OBS: Se as velas do Shabat continuam acesas, estas devem ser apagadas neste momento (de preferência mergulhadas no vinho).

Temas DVs

HOME

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.